O YouTube está testando uma nova funcionalidade que usa inteligência artificial para destacar trechos de vídeos nos resultados de busca. A ideia é ajudar os usuários a encontrarem conteúdos relevantes mais rápido — especialmente em buscas por produtos e locais.
Como funciona o resumo com IA no YouTube?
Esse novo recurso cria um carrossel com vídeos cujos trechos foram identificados como os mais úteis para determinada busca. Por enquanto, a novidade está sendo testada com um grupo pequeno de usuários Premium nos EUA e funciona apenas em inglês.
Segundo o YouTube:
“Esse novo recurso usa IA para destacar trechos dos vídeos que são mais úteis para a sua busca.”
Ou seja, se alguém pesquisar por “melhores fones com cancelamento de ruído” ou “museus para visitar em San Francisco”, o sistema vai tentar identificar os momentos mais relevantes dos vídeos para essas consultas.
Fase de testes limitada
Essa funcionalidade está sendo liberada apenas para alguns assinantes Premium nos EUA. Quem estiver no grupo de testes pode dar feedback diretamente no menu de três pontinhos ao lado dos resultados — sinalizando se gostou ou não do resumo gerado.
Esse processo faz parte da abordagem padrão do YouTube para testes de novos recursos. A plataforma costuma liberar novidades para grupos pequenos antes de decidir se vai ou não disponibilizá-las para todos.
O que isso muda para criadores e profissionais de SEO?
Essa mudança traz vantagens e desafios para quem cria conteúdo no YouTube ou trabalha com SEO para vídeos.
Pontos positivos:
- Pode aumentar a descoberta de vídeos que estavam sendo pouco explorados;
- Ajuda vídeos mais longos e informativos a ganharem mais visibilidade.
Pontos de atenção:
- Será que o resumo com IA vai reduzir os cliques nos vídeos, já que o usuário pode ter sua dúvida respondida direto nos resultados?
- Como o algoritmo decide quais trechos destacar?
Essas dúvidas podem influenciar a forma como os criadores produzem seus vídeos — talvez seja útil começar a dividir melhor o conteúdo em blocos bem definidos e informativos, por exemplo.
Fique de olho
Ainda não há data para o lançamento oficial dessa funcionalidade, mas considerando o ritmo acelerado com que o Google tem expandido o uso de IA em suas plataformas, é possível que o recurso chegue para mais usuários nos próximos meses.
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